quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Passados quase dois anos...

Há quase dois anos que não via a Joana, desde que saiu daqui para ir morar com uns tios no Alentejo... Lembras-te da história da Joana, Francisco, dos meus pesadelos?
Eu sei, eu sei que te disse que nunca mais queria tocar nesse assunto, mas hoje a Joana apareceu lá na escola...
Eu sei, Francisco, que nunca te disse o que aconteceu depois de ter contado à minha mãe o problema da Joana, tu sabes bem que eu vivia amedrontada com aqueles pesadelos horríveis e o que eu queria mais era esquecer, esquecer até, vê lá tu, que tinha uma amiga chamada Joana... E tu sabes que nós éramos amigas desde o Jardim de Infância...
Contei à minha mãe a triste história da Joana e a minha mãe teve uma conversa a sós com a minha amiga. Lembras-te bem que a Joana não queria contar a ninguém, só eu é que sabia! Foi um peso enorme ter de carregar com o segredo dela! Mas, felizmente, já passou!
Sei que a minha mãe conseguiu, a custo,  convencer a Joana a ir à polícia.
Como é que convenceu a Joana? Ora, Francisco, foi bem complicado, porque ela tinha medo que a mãe a pusesse fora de casa, pois a mãe disse-lhe que se tivesse de escolher entre a filha e o marido, escolheria o marido... A Joana ficou destroçada, ela não queria viver na mesma casa que o pai, ela tinha medo que, quando a mãe estivesse no turno da noite, ele a fosse buscar à cama dela...
Espera, não sejas apressado, eu conto-te como é que a minha mãe a convenceu!
A Joana tem uma irmã mais velha que foi aluna da minha mãe e desconfiou-se, na altura, que o pai a tivesse violado... Além da Nádia, a irmã mais velha da Joana, havia ainda a Maria e a Sofia, as irmãs mais novinhas. A minha mãe perguntou à Joana sobre a irmã e ela confirmou, a Nádia também tinha sido violada...
Ficaste branco, Francisco, é melhor não te contar mais nada!... Queres saber o resto, tens a certeza? Pronto, eu conto, eu conto! A minha mãe disse à Joana que se ela não travasse naquele momento o pai, a seguir seriam as irmãs mais novas a sofrer o que ela e a Nádia tinham sofrido e foi aí que a Joana tomou a decisão de ir à polícia. A minha mãe aconselhou-a a ter uma conversa muito séria com a mãe, se a mãe não acatasse a sua decisão, a minha mãe acompanhá-la-ia à polícia...
Olha, Francisco, vou jantar, amanhã conto-te o resto, já estão todos à mesa e já sabes que o jantar, cá em casa, é uma refeição sagrada, o meu pai quer toda a família reunida... É a hora de conversarmos sobre o que se passou durante o dia, já sabes como é!

Sem comentários:

Enviar um comentário