sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A visita da Joana

A funcionária bateu à porta, entreabriu-a e espreitou. Fez sinal à professora que respondeu afirmativamente àquele apelo mudo... E eis que surge, por detrás da Teté, uma Joana sorridente e feliz... E eu que cada vez que me lembrava dela, só a recordava  chorosa, com os olhos muito vermelhos e brilhantes a suplicar ajuda e sempre prestes a saltarem-lhe das órbitas!... Foi estranho! Foi como se o tempo tivesse parado algures, antes da violação... 
Francisco, dei comigo a pensar, olha a Joana atrasou-se, não ouviu o despertador e levantou-se somente quando recebeu a minha mensagem: "Joana, onde estás, já cheguei à escola!". Era sempre assim, se não nos encontrássemos logo, a primeira a chegar enviava logo uma mensagem.
Ficámos mudos a olhar, em silêncio, e foi a professora que nos acordou:
- Então, não dão as boas-vindas à Joana, não estão contentes com a sua visita.
Levantámo-nos todos, rodeámos a nossa amiga e foi uma catadupa de perguntas, de beijos e de abraços...
Tocou para a saída, convidámos a professora e fomos todos para o bar. Outros professores, ao reconhecerem a Joana, juntaram-se-nos e choviam perguntas de todo o lado, a Joana sorria e ia respondendo conforme podia àquela avalancha de questões. Eu não conseguia tirar os olhos da Joana, parecia de novo a minha amiga do Jardim de Infância, a minha coleguinha de carteira do primeiro ciclo,  a minha velha companheira de jogos e de passeios... Tinha os olhos azuis de sempre, meigos, doces, sem raios vermelhos... e o mesmo sorriso aberto e dava as mesmas gargalhadas contagiantes...
O pai da Joana continua preso, violara todos os irmãos e irmãs da Joana, só escaparam a Maria e a Sofia. A Joana tem uma quantidade de irmãos, filhos de várias mulheres... Os irmãos da Joana acabaram por ir depor em tribunal contra o pai e pasme-se, Francisco, até a mãe da Joana e as várias companheiras do pai o fizeram...
A Joana foi viver com uns tios para o Alentejo, tem um namorado, o Miguel, e diz que está muito feliz, teve ajuda psicológica e fez-lhe muito bem ter-se afastado da mãe. Os tios não têm filhos e tratam-na como se fosse filha deles. A Maria e a Sofia vivem com a mãe e estão bem. 
A Joana veio com os tios, vai passar cá este fim-de-semana. Estão num hotel. A Joana vem passar o Sábado comigo, dorme cá e depois os tios vêm buscá-la no Domingo à tardinha e regressarão ao Alentejo.
Vai ser tão giro estar de novo com a Joana, Francisco!

Sem comentários:

Enviar um comentário