sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Baile

A Francisca tem andado muito estranha! Teimou que tínhamos de ir  ao baile, em grupo, todas mascaradas da mesma maneira... Não te parece nada estranho, Francisco? Não? Olha só, os fatos têm de ser iguais, mas iguais mesmo! Tudo igualzinho: roupa, sapatos, meias, luvas, máscaras na cara... Enfim! Vou contar-te!

A minha mana marcou uma reunião cá em casa, convidou as amigas dela e pediu-me que convidasse também algumas amigas minhas. Ah, advertiu-me que só podia convidar raparigas mais ou menos da nossa estatura, isto é, não podiam ser muito mais altas do que eu nem gordinhas... Cheguei a pensar que ela não estava boa da cabeça.
Chegado o dia da reunião, lá estávamos todas, só raparigas, no quarto da minha irmã, fechadas a sete chaves, para decidirmos qual seria a nossa máscara. Tínhamos de chegar a consenso, ninguém podia sentir-se desconfortável com o disfarce escolhido. Eu ainda tentei saber a razão de tudo aquilo... mas fui brutamente interrompida pela Francisca que me atirou um olhar verde fulminante e disse, rindo:
- Vai ser divertidíssimo sermos todas iguais e os rapazes não conseguirem distinguir-nos umas das outras.
Todas concordaram, só eu continuava a achar estranho... A minha irmã querer ser igual a alguém, ser igual a todas nós? 
Depois de se ter escolhido o trajo, a minha mana, que presidia à reunião, fez-nos jurar a pés juntos que nenhuma se identificaria, nenhuma tiraria as luvas, a máscara..., nenhuma falaria...
Olhámos umas para as outras, primeiro atónitas com aquele secretismo todo, depois divertidas... Era capaz de ser realmente giro uma quantidade de miúdas todas iguais no baile!
Combinámos alugar os fatos.
Perto do dia D, fomos todas às compras, era necessário adquirir os acessórios e assegurarmo-nos que eram todos iguais. O sucesso do evento estava em parecermos todas sósias, gémeas...
Continuo a pensar, Francisco, que há marosca nesta decisão da minha irmã! Estou mortinha que chegue o dia do baile para perceber finalmente as razões da menina Francisca. Entretanto, os meus pais acharam a ideia genial!
No próximo fim-de-semana é a festa, vestir-nos-emos todas cá em casa, sairemos todas daqui para o baile e, quando este tiver acabado, regressaremos todas juntas... Está tudo acertado, combinadíssimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário